domingo, 9 de fevereiro de 2014

SOBRETAXAS INVERTIDAS



     Mantém-se a informação de Oliveira Marques referente a esta série dos selos Ceres sobretaxados/sobrecarregados, não indicando grandes anomalias na sua impressão, por tanto, não relata a existência das sobretaxas/sobrecargas invertidas.

     Carlos Trincão considerava que as inversões das sobretaxas eram todas falsas. Castro Brandão refere-nos isso mesmo, no entanto, no seu estudo apresentado em “Variedades dos Selos de Tipo Ceres e Lusíadas do Continente” publicado na edição do Mercado Filatélico do Norte de Portugal – Porto - 1942, referencia a existência, na série, de selos com sobretaxa invertida, indicando-os praticamente todos os que hoje aparecem catalogados:

     10 C s/ ¼ C sépia

     40 C s/2 C laranja

     40 C s/2 C chocolate

     40 C s/3 C azul

     96 C s/1$20 verde

     Faltou apenas o 10 C s/ ½ C preto

    A variedade das sobretaxas invertidas não é referida no catálogo Simões Ferreira nem no catálogo Eládio de Santos, aparecendo apenas catalogada, em meados dos anos 80, nos catálogos Afinsa.

     Tendo na mão esta variedade, parece deduzir-se com facilidade o que terá ocorrido. A ideia é de que aquando da impressão da sobrecarga/sobretaxa, a folha ou folhas teriam entrado na impressora, invertidas, o que aparentemente é uma situação possível.

    Analisei, para além de exemplares meus, também alguns exemplares de colecionadores e comerciantes amigos que me facultaram a sua observação e a conclusão a que cheguei, relativamente a todos os exemplares que observei, é de que são todos falsos.

     Observando atentamente alguns selos com este tipo de sobrecargas/sobretaxas, encontrei dois tipos de sobrecargas invertidas:

     - Sobrecargas com tintagem muito idêntica às originais, mas com os carateres tipográficos em posições diferentes, causando por isso diferenças na sobrecarga se comparada com as sobrecargas dos selos tipo normais;

    - Sobrecargas grosseiramente apostas nos selos, muitas delas com bastantes defeitos e má impressão, algumas com carateres tipográficos diferentes dos originalmente utilizados nas sobrecargas autênticas.

     Nas sobretaxas ditas normais, à exceção dos selos sobretaxados com 4 C, cujos carateres também têm um posicionamento próprio, todos os outros – de 10 C a 96 C - apresentam a letra C na mesma posição se alinhada com a extremidade das barras superiores, o mesmo acontecendo com o ponto do lado direito. Os algarismos 0, 5 e 6, da composição das respetivas sobretaxas, também ocupam posições específicas se alinhadas com a extremidade das barras superiores. Os algarismos 1, 4, 8 e 9, que completam a constituição das taxas, têm também uma posição específica. Em resumo podemos dizer que as barras, algarismos e letras se encontram devidamente centrados e mantêm distanciamentos próprios entre si, formando um conjunto homogéneo sobre cada selo, cuja posição do conjunto pode ter oscilações de posição entre selos da mesma folha, mas não entre o conjunto dos carateres tipográficos da sobretaxa.

     Assim, se tivesse ocorrido por descuido, a entrada na máquina tipográfica de uma folha invertida, a sobrecarga que esta receberia, seria, como é óbvio, igual às sobretaxas normais, o que na realidade não acontece, observando-se, entre outros pormenores, diversas posições daqueles carateres tipográficos em selos de taxa idêntica. A tinta utilizada também difere da originalmente utilizada, embora em observação isolada seja difícil a sua deteção, pelo que este tipo de observação deve ser feito em simultâneo com exemplares normais.

    É de referir que atendendo à quantidade de selos por folha, estes selos são pouco comuns. As taxas que me parecem aparecer mais frequentemente são as do 10 C s/ ¼ C sépia, em mais do que um tipo de papel e tons de cor, e o 40 C s/ 2 C laranja, também em mais do que um tipo de papel e tons de cor. Também tenho a opinião de que são demasiadas as taxas conhecidas invertidas nestes selos, para que se pudesse aceitar uma impressão furtuita.

    Nunca vi o 10 C s/ ½ C preto invertido.

    Todos os selos das diversas taxas com este tipo de variedade – sobretaxa invertida - aparecem normalmente em selo isolado ou em pares horizontais ou verticais, existindo, no entanto, blocos de três e quatro exemplares. São raros os selos ( supostamente ) usados.
 
 
     Selos normais
 
 Sobretaxas invertidas
                                                                                                                     
     Selos normais
 
 Sobretaxas invertidas
 
    Selos normais
 
     
            Sobrecarga invertida
 
  Selos normais
 
    Sobrecarga invertida
 
   Selos normais
 
  Sobrecargas invertidas
 
Sobrecargas idênticas
 
            Uma particularidade que se observa com facilidade em alguns destes selos é a letra C inclinada à esquerda
 
 Carateres tipográficos diferentes

 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário