quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SOBRETAXAS FALSAS

 

Sobretaxas falsas

 
 
     Os selos da imagem supra possuem todos sobretaxas falsas. São todos em denteado 15 x 14. Em observação rápida verifica-se que o selo do 40C s/2C, laranja, não foi emitido. Pode-se concluir que as três falsificações são oriundas da mesma “oficina”. Basta observar-se as barras dos três exemplares.
     Quando comecei com os selos Ceres sobretaxados, nunca me ocorreu que poderiam existir sobretaxas/sobrecargas falsas. Isto até um dia em que parei para pensar. E creia-se que se trata de uma verdadeira problemática.
     Um dia em Lisboa, na Praça da Ribeira, num classificador, encontrei uma boa quantidade de selos novos e usados do 15 C s/ 20 C, castanho. A preço convidativo, adquiri dois exemplares. Na série, é o selo que apresenta a menor tiragem: 10800 exemplares. 60 folhas de 180 selos.
 
     Até ali entendia que devia ser um selo bastante difícil para os colecionadores, mas, observando aquele classificador, aparentemente não o seria. No meu círculo de colecionadores amigos também nunca me tinha apercebido que alguém tivesse tido dificuldades em adquiri-lo. E se estivermos atentos, o selo, efetivamente aparece com muita frequência.


Sobretaxas autênticas
 
 
     Intrigado com a quantidade de selos que tinha visto, observei com atenção os exemplares que trouxe de Lisboa e concluí, sem qualquer dúvida, que as sobretaxas eram falsas.

     Que referências existem a falsificações nesta série:

     Oliveira Marques refere que houve falsificações da sobretaxa, apontando o 40 C s/ 2 C, castanho. O Engenheiro Miranda da Mota, num seu artigo, publicado no Catálogo da XV Exposição Filatélica Nacional – Gaia 90, apresenta imagem de uma sobretaxa de 40 C, falsa, sobre um selo de 2 C, laranja.

     Os catálogos portugueses não referem a existência de falsificações.

     A série dos selos Ceres sobretaxados/sobrecargados proporciona-nos umas boas rasteiras, que podem lesar significativamente os menos atentos. Este tipo de selos aparecem à venda em qualquer lado, muitas das vezes sem a menção de que se trata de sobretaxas falsas.

     A título de comparação e elucidação, observe-se:

Selo nº.1 - Sobretaxa falsa
 
 
 
     A imagem superior pertence a um dos selos do bloco que ilustra este blog. A imagem inferior pertence ao selo nº.1.
     A tintagem original - imagem superior - apresenta um granitado homogéneo, de aspeto áspero, às vezes com pequeníssimas falhas de impressão. Os carateres por si impressos não apresentam cercadura.
     A tintagem falsa – imagem inferior – não é granitada, tendo um aspeto mais liso e os carateres tipográficos apresentam cercadura. O algarismo 1 é ligeiramente diferente.
     Segundo selo com sobretaxa falsa para observação, tendo como referência a sobretaxa autêntica:

Selo nº.2 - Sobretaxa falsa
 
 
     Na imagem inferior, correspondente ao selo nº.2, verifica-se que a tinta que imprimiu a sobretaxa é praticamente lisa, diluída e muito mais escura. O algarismo 1 é diferente.
     Terceiro selo com sobretaxa falsa para observação, tendo como referência a sobretaxa autêntica:

Selo nº.3 - Sobretaxa falsa
 
 
 

     Novamente, na imagem inferior, correspondente ao selo nº.3, verifica-se, para além da sobretaxa inclinada, que a tinta que a imprimiu é negra, lisa e os algarismos são diferentes.

     Muitas das sobretaxas são muito bem aplicadas e algumas de difícil deteção, mas como se pode ver, com uma observação cuidada consegue-se fazer uma separação. As sobretaxas falsas aplicadas em selos tidos como difíceis aparecem frequentemente. Note-se que em muitas das sobretaxas falsas, a posição dos carateres tipográficos não se encontram no seu verdadeiro alinhamento entre si.
    Alguns exemplos de falsificações em variedades tidas como mais difíceis:
    Denteados 15 x 14

Imagem LPD
 


 
 
Imagem eBay
 
 
 
Imagem NFACP 
 

     Mas não se pense que as falsificações aparecem apenas sobre os selos considerados pouco vulgares. Estas aparecem igualmente em selos de valor insignificante. Observe-se alguns exemplares:




Imagem ebay
 
     Aparecem igualmente sobre selos que não foram sobretaxados, tentando dar-lhes um ar de erro e possível raridade.
     Observe-se:

10 C s/ 1/2 C, preto, denteado 15 x 14, papel porcelana
 
40 C s/ 2 C, laranja, denteado 15 x 14, papel liso
 
 
     Aparecem ainda selos com sobretaxas falsas que em nada têm a ver com as originais, mas mesmo assim, alguns, vendem-se como autênticos.

     Alguns exemplares:

Imagem eBay
 
Imagem NFACP
 
Imagem CFP
 

     De salientar que a taxa de 80 C também existe falsa. Conheço-a sobre o selo do 6 C, rosa, no denteado 15 x 14.

Bibliografia:
- Marques, A.H.R. de Oliveira, História do selo Postal Português, Volume II
- Mota, José Manuel Miranda da, Um(a) Laranja Amargo(a) para os Catálogos, Catálogo da XV Exposição Filatélica Nacional – Gaia 90
- Catálogo Simões Ferreira
- Catálogo Portugal de Selos Postais – Numismática e Filatelia, Lda
- Catálogo Eládio de Santos

 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário