quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Barra junta / Barra afastada


A sobrecarga deu origem a numerosas variedades nas barras que sobrecarregam as taxas primitivas, com afastamentos e/ou aproximações.

Nos antigos catálogos Simões Ferreira e Eládio de Santos, estas variedades começaram por ser catalogadas e descritas como “barra junta” e “barra afastada”.

No catálogo Simões Ferreira, na edição de 1977 e seguintes, bem como no catálogo de selos portugueses, de Pimentel Saraiva, do início dos anos 80 e posteriormente no atual catálogo Afinsa, aparece publicada uma tabela, que abaixo reproduzo, onde são apresentados doze tipos de variedades de espaçamentos das diversas barras. 

Primeiramente a identificação era feita com letras ( A a L ) e atualmente em numeração romana ( I a XII ). Desconheço se existe algum estudo ou artigo publicado sobre o assunto. É, no entanto, muito provável, que a comissão técnica do catálogo Simões Ferreira, que era constituída por prestigiados e reconhecidos filatelistas, tenha sugerido ao editor do catálogo, a inclusão da referida tabela, que posteriormente terá sido adotada pelos outros catálogos.



Os referidos espaçamentos não são regulares, apresentando-se, por vezes, mais abertos ou mais fechados e consoante o selo onde foi impressa a sobrecarga.
Alguns exemplos:           

   Tipo II

Tipo II

Tipo III

Tipo V e VIII

Tipo VI

Tipo VII

Tipo IX

Tipo X

Tipo XII


Existem selos, por sinal bastante difíceis de encontrar, onde os dois conjuntos das barras apresentam espaçamentos:

Tipo I e XI

Igualmente são pouco vulgares, selos com estas anomalias, em peças circuladas:
  



Sem comentários:

Enviar um comentário