domingo, 16 de dezembro de 2012

As datas de circulação dos selos



Ao que tudo indica, não é conhecido diploma oficial para as datas de entrada em circulação dos selos sobretaxados/sobrecargados. Diligenciarei, no entanto, no sentido se apurar tal facto. 

O Prof. Oliveira Marques fala, no seu livro História do Selo Postal Português, em datas para o início da circulação destes selos, mas ao que parece, não se sabe bem onde as foi buscar. Se viu isso escrito, não disse onde viu e poderá ter resultado de alguma consulta de documentação da Casa da Moeda que ele não refere. 

O Catálogo Simões Ferreira indica as datas de circulação que Oliveira Marques aponta. Pereira Leite parece, que nos seus estudos, se baseia nas mesmas datas. Isso leva-me a crer que adotaram as datas indicadas pelo Professor. Mas poderei estar errado. O catálogo Eládio de Santos nada refere sobre este assunto.

O Catálogo Afinsa corroborava com as datas indicadas por Oliveira Marques até á edição de 2005. A partir da edição de 2006, já aparece uma exceção: indica o início de circulação do selo de 40 C s/ 2 C laranja em Dezembro de 1928, ao passo que Oliveira Marques indica a circulação para Janeiro de 1929. No entanto, a partir da edição de 2009, aquele catálogo altera a data de entrada de circulação daquele selo para Outubro de 1928. 

Estas correções terão sido efetuadas por aparecimento de selos/peças circuladas com carimbos com datas muito anteriores á data inicialmente indicada para a entrada em circulação: Janeiro de 1929.
[ Num à parte, é de referir que o gravador da taxa de 40 C s/ 2 C ( laranja, amarelo e chocolate )  é o mesmo: Trindade. Aos selos da taxa de 40 C s/ 2 C amarelo e chocolate é-lhes atribuída a data de circulação de OUT28 ] 

A prática diz-nos muitas vezes que certas informações publicadas não estão conformes com o que aparece nos selos usados/peças circuladas, e às vezes com diferenças grandes, como é este caso do 40 s/ 2 C laranja, que se encontra em selos circulados em Outubro de 1928, como é o caso desta carta que possuo, com circulação em 29OUT28 ( note-se que o 40 C s/ 2 C chocolate também lá se encontra ) :





Nos Ceres sobretaxados/sobrecargados, ao não se conhecerem datas oficiais, terão de ser as datas dos carimbos a dizerem-nos quando entraram em circulação e serão estas datas que teremos de aceitar.

Mas nem só o 40 C s/ 2 C laranja aparece circulado em data dissonante com a apontada pelo Prof. Oliveira Marques. O selo de 10 C s/ ½ C preto aparece circulado em 26NOV28, vindo igualmente contrariar a data apontada na História do Selo Postal Português, e nas outras publicações, que é de DEZ28.

A imagem que apresento, em baixo, diz respeito a uma carta, da minha coleção, onde aparece um par de selos da taxa de 10 C s/ ½ C preto, papel azulado, circulados em 26NOV28. Igualmente, a mesma carta, ostenta um selo da taxa de 40 C s/ 2 C laranja, o mesmo que anteriormente já havia referido.

Por isso, é de admitir futuros aparecimentos de elementos que irão corrigir dados tidos, á data de hoje, como corretos, pelo que seria de muita utilidade, que quem os encontrasse, os divulgasse.




Sem comentários:

Enviar um comentário