quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As sobretaxas clandestinas

Papel acetinado, levemente pontinhado




Este é um assunto naturalmente controverso. 

Pela pesquisa que fiz, pareceu-me não haver quaisquer elementos escritos disponíveis sobre as sobretaxas/sobrecargas clandestinas, nos selos Ceres.

Quem ler, relativamente a estes selos, a História do Selo Postal Português, do Prof. Oliveira Marques, constata que é apenas referido que foram sobretaxados clandestinamente, na Casa da Moeda, alguns selos de 20 C, castanho claro, com 15 C, para efeitos de especulação filatélica.

O catálogo Eládio de Santos nunca se referiu a sobrecargas/sobretaxas clandestinas.

O catálogo Simões Ferreira, a partir de 1950, para além de fazer menção ao selo de 15 C s/ 20 C, castanho claro, como sendo sobretaxado clandestinamente, refere-se, igualmente, ao selo de 10 C s/ 1 C, castanho, como tendo sido sobretaxado clandestinamente no papel pontinhado e acetinado, no denteado 15 x 14. O catálogo de Pimentel Saraiva, de 1984, dizia que o selo de 10 C s/ 1 C, naqueles papéis, era falso e não fazia nenhuma referência ao 15 C s/ 20 C, sobretaxado em castanho claro.

Mais tarde, o catálogo do Ateneu, que viria depois a ser o catálogo Afinsa, refere-se aos selos 10 C s/ ¼ C, sépia, e 10 C s/ 1 C, castanho, informando que são conhecidas sobrecargas clandestinas sobre os selos em papel pontinhado e também sobre o selo 80 C s/ 6 C, rosa, em papel cartolina, não referindo denteados.


Se atendermos ao Catálogo Afinsa, este diz-nos que existem sobrecargas clandestinas sobre o  ¼ C sépia – 10 C s/ ¼ C - , sobre o 1 C castanho  - 10 C s/ 1 C - , ambos em papel pontinhado, e 6 C rosa - 80 C s/ 6 C -, este em papel cartolina e que o 15 C  s/ 20 C, castanho claro, foi sobretaxado fora da Casa da Moeda. Sobre este último ( 15 C s/ 20 C, castanho claro) há divergências entre  o catálogo Afinsa e Oliveira Marques, sobre o local da aplicação da sobretaxa clandestina.

Agora o busílis da questão: O catálogo Afinsa informa que são conhecidas sobretaxas clandestinas sobre os selos de 10 C s/ ¼ C, sépia, e 10 C s/ 1 C, castanho, em papel pontinhado. Não são referidos denteados.

Castro Brandão, no seu livro Variedade dos Selos Tipo “Ceres” e “Lusíadas” do Continente, publicado Mercado Filatélico do Norte de Portugal – Edição de 1942, aponta a existência do selo de 10 C s/ 1 C, castanho, em papel losangos verticais e horizontais no denteado 12 x 11 ½. Diz existir igualmente no denteado 15 x 14, em losangos verticais e horizontais. Deduzo que se refere ao selo classificado atualmente como papel liso pontinhado nacional. Não refere a existência, deste selo, em papel acetinado. 

Seguindo a informação do catálogo e se atendermos à classificação atual dos papéis deste selo, para efeitos de apuramento em qual tipo de papel foram aplicadas as sobretaxas clandestinas, temos, à partida, de excluir o denteado 12 x 11 ½, pois que o selo base não foi emitido, nesse denteado, em papel pontinhado. Em papel liso ( o pontinhado nacional é para todos os efeitos classificado como liso ) aparece catalogado em denteado 12 x 11 ½ e 15 x 14. O papel acetinado é catalogado em denteado 12 x 11 ½. Este selo em papel acetinado, denteado 15 x 14, não é catalogado, mas aparece sobretaxado, sendo este que é considerado sobretaxado clandestinamente. 

O selo de 10 C s/ ¼ C, sépia, é indicado no catálogo como ter sido sobretaxado clandestinamente em papel pontinhado, mas temos de excluir o selo em denteado 12 x 11 ½ pois que o selo base não foi emitido nesse denteado. Castro Brandão não refere o selo de 10 C s/ ¼ C, sépia, em denteado 12 x 11 ½ em papel losangos, tanto verticais como horizontais. Refere-o apenas em papel liso, denteado 12 x 11 ½. Igualmente não menciona o papel acetinado, situação que julgo ser um tipo/classificação de papel ainda não adotado na altura. Atualmente o selo é catalogado em papel liso e acetinado, em denteado 12 x 11 ½. Não é catalogado em denteado 15 x 14 em qualquer papel. Aparece no entanto sobretaxado no denteado 15 x 14, em papel acetinado, por vezes levemente pontinhado, sendo neste denteado que a sobretaxa é clandestina.

Não conheço estes dois últimos selos sobretaxados em papel pontinhado denteado 15 x 14 e julgo que não existam.

Aquele catálogo não refere, igualmente, a existência do selo de 80 C s/ 6 C, rosa, em papel cartolina, em denteado 15 x 14, apenas o refere em denteado 12 x 11 ½. Atendendo à informação do catálogo, o selo de 80 C s/ 6 C, rosa, foi sobretaxado clandestinamente em papel cartolina. O catálogo, no entanto, cota-o em papel cartolina, no denteado 12 x 11 ½, e quem não estiver bem atento, fica confuso. Sabendo-se que a sobrecarga clandestina é a mesma das originais, não há diferença destas, a não ser na impressão, aparentemente menos granitada, mas até este critério é de difícil aplicação. Castro Brandão apenas refere a existência deste selo, em papel cartolina, no denteado 12 x 11 ½. Assim, a sobretaxa clandestina foi aplicada sobre os selos de 80 C s/ 6 C, rosa, em papel cartolina, mas no denteado 15 x 14.

O selo de 15 C s/ 20 C, castanho claro, é de fácil identificação, pois a sua coloração é mais esbatida que a tonalidade do selo com sobretaxa genuína.
 
Agora a pergunta lógica: Mas se Oliveira Marques diz, que os correios não tiveram a preocupação de distinguir papéis ou picotados, aquando da aplicação das sobrecargas/sobretaxas, e se olharmos para alguns selos, em várias variedades e denteados, dos que compõem a série e que são catalogados, como se chega à conclusão de que só as sobretaxas dos selos atrás indicados são clandestinas?

Ao não ter encontrado resposta para tal pergunta, respondo especulativamente e dentro do cruzamento de informações que fui obtendo.

Assim, ao longo dos anos, houve quem se tenha dedicado ao estudo de assuntos desta natureza. No caso dos selos Ceres - papéis, denteados e sobrecargas - terá sido através da observação de peças circuladas e exemplares obliterados. A partir daí extraíram-se os dados sobre o período de circulação dos diversos tipos de papéis, denteados e tonalidades. Na posse desses elementos, foi possível chegar-se à conclusão de que alguns selos, nalguns tipos de papéis, denteados e tonalidades, não podiam ter sido sobretaxados, uma vez que se sabiam há muito esgotados e observadas as sobretaxas/sobrecargas que ostentam, verificou-se que a tinta que as imprimiu, difere da original.

Esta é a ideia que formalizo, que provavelmente não será consensual.

Nota: Após ter escrito este texto, chegou-me às mãos o catalogo Afinsa de 2013, tendo verificado que já se encontra retificado o tipo de papel em que são conhecidos os selos clandestinos da taxas de 10 C s/ ½ C, sépia e 10 C s/ 1 C, castanho – papel acetinado - não referindo, no entanto, os denteados. Igualmente verifiquei que foi retificado o local onde foram sobretaxados clandestinamente, em castanho claro, os selos de 15 C s/ 20 C.

Papel acetinado


Sem comentários:

Enviar um comentário